Aluno Repórter: a imprensa na escola e na comunidade

Dentre os grandes desafios para a região Amazônica, em especial o Estado do Pará, nas próximas décadas, está a construção e a materialização de um modelo que permita formar e capacitar a juventude rural com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesse cenário, esta proposta visa capacitar jovens repórteres de áreas rurais dos municípios de Bragança, Viseu, Traquateua, Cachoeira do Piriá e Augusto Corrêa. As ações são constituídas por oficinas de propósito geral – manuseio de softwares de escritório e metreciclagem (transformação de lixo eletrônico) – e específicas de radiodifusão. A proposta possui o suporte do Ministério das Comunicações.

Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFPA (MCTI/UFPA)

É um espaço voltado para a divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito da UFPA. Idealizado e coordenado por Antonio Maia de Jesus Chaves Neto, docente do PRODERNA, o MCTI recebe frequentemente a visita de crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares, além de estar aberto para o público em geral. Seu acervo é composto pelas coleções: Egito Antigo; Peças de tiranossauro Rex; Cidades históricas e modernas; Deuses do Egito Antigo; Aulas de  Física; História antiga e geral. Suas atividades tem o suporte da UFPA em conjunto com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).